sábado, 16 de janeiro de 2016


Por que as Unnies estão no rap?



Raramente elas tem a chance de ficar nos palcos entre os rappers masculinos e o pagamento delas é mínimo, mas...

"Honestamente, eu posso dedicar tudo o que eu tenho... Eu quero me tornar uma rapper que vai durar por muito tempo."

"Quando criança, Eu não sabia como chorar de forma audível, assim que eu comecei a fazer rap"

Disse a rapper Choi Sam que está fazendo seu nome no mundo underground do hip hop. Nós pensamos de forma muito leve sobre as rappers? Perguntando porque ela começou o hip hop deve ter sido uma questão boba. Para ela, o Hip Hop é a razão de viver, é a própria vida.

A grande minoria do gênero hip hop são as rappers. Aproximadamente 5% dentre todos os rappers são estimados de serem mulheres. No gênero caracteristicamente duro de bater e bruto, mulheres não tem muita vantagem. Elas são "atropeladas" pelos rappers masculinos e é difícil para elas ganharem destaque. No mundo do Hip Hop, mulherece raramente são bem sucedidas. Na Coreia do Sul, há apenas Yoon MiRae que é boa tanto em cantar quanto em fazer rap. Ela também é o alvo que as rappers jovens querem alcançar.

As rappers entram no hip hop diante da convivência no USA (Jessi, Jolly V), amigos ou irmãos que gostam de hip hop, e elas começam a fazer rap em lugares como clubes de hip hop. A rapper COCCA, disse:

"Na faculdade, eu comecei  a fazer rap como um hobby em um clube de hip hop na escola e então debutei oficialmente."

"As pessoas que gostam de hip hop compartilham informações em comunidades onlines".

Cheetah também disse:
"Eu entrei no hip hop pesquisando informações por mim mesma, no começo,  ou encontrando pessoas em comunidades onlines."

Não há tantas instituições educações que ensinam o hip hop, quanto que ensinam: Piano, violão ou canto. O departamento de Hip hop da  Korea Art Conservatory, o qual é frequentado por Jolly V (instituição educacional credenciada há 4 anos) e escolas particulares são alguns dos poucos lugares que o Hip Hop é ensinado. Algumas pessoas pagam centenas de milhares de won por mês para receber aulas de hip hop por rappers que já possuem certo nome no cenário.

Para as garotas, as chances de ficaram num palco é limitada. Lugares que deixam de lado rappers masculinos famosos para propositalmente colocar as rappers femininas para performar são raros. COCCA disse:

"Recentemente, eu recebi o convite para performar com mais frequência, mas os pagamentos não mudaram."

"Rappers populares recebem centenas de milhares de won por apenas uma performance, algo que as rappers sem nomes não conseguem nem sonhar."

As rappers que não conseguem a chance de se apresentar em concertos, se apresentam em pequenos grupos nas ruas ou economizam dinheiro para quase alugar uma sala de concerto. Elas gravam batidas básica e distribuem mixtapes grátis para fazer elas serem conhecidas. Tanto Choi Sam quanto COCCA tem lançado várias mixtapes online antes de lançar seus single e álbum debut no ano passado.

A discriminação das mulheres é pior no hip hop que nos outros gêneros, mas também existem julgamentos insensíveis como:

"Mulheres que são rappers são ignoradas porque elas não são tão habilidosas quantos os rappers masculinos"

Uma rapper disse:
"Entre as rappers sul coreanas, só há Yoon Mi Rae para imitar, então outras copiam ela ou não conseguem achar suas próprias vozes e ficam perdidas, algo que eu vejo acontecer às vezes."

Qual poderia ser a razão pela qual essas unnies são cativadas pelo rap, contudo? "Um desejo por se expressar" tanto homem quanto mulher têm. Choisa Sam é um pouco extrema nesse assunto:

"Antes de eu fazer 20, eu não queria viver, mas começar o hip hop me permitiu viver enquanto deixava sair as coisas em meu coração. Eu sinto que estou mais perto da felicidade fazendo hip hop."

Já Cheetah diz:
"Porque eu posso deixar ir todo o fingimento e francamente contar minhas histórias."

No fim, as rappers escolheram hip hop porque elas "querem extravasar tudo que está reprimido nos corações delas." Não há muitos lugares onde alguém pode falar agradavelmente o que está em sua mente e receber aplausos por isso, e para essas mulheres, que tem muito para dizer e possuem energia forte, cantar canções bonitinhas não é satisfatório.

O objetivo de todas as rappers não é se tornar uma estrela da TV, mas se comunicar com a audiência por um longo tempo. Jolly V disse:
"Meu objetivo  é me tornar uma rapper que dure muito. Eu quero me tornar alguém que espalha energia positiva".

Já segundo a Lil' Cham:
"Não é um bom ambiente para as rappers durarem muito, mas eu quero fazer hip hop por muito tempo"

Ela também diz:
"Se eu ainda estiver fazendo rap daqui a 10 anos mais tarde, apesar de ser uma rapper feminina, eu chamaria isso de sucesso; já que é tão raro, tanto no exterior ou na Coréia para ter uma rapper ativa por tanto tempo."

O produtor de Unpretty Rapstar, Han Dongchul, disse:

"Como não tem muitas mulheres no gênero Hip Hop, a base não é ampla o suficiente ainda. Contudo, com a ajuda desse show, eu gostaria de deixar as pessoas saberem que há muitas rappers habilidosas."

Muito se fala sobre as famosas rappers idols. Jolly V foi questionada sobre o que ela pensa sobre as comparações entre undergrounds e rappers idols famosas.
"Eu acho que ser uma rapper e uma MC é diferente. No meu ponto de vista, rappers são pessoas que literalmeente apenas fazem 'rap', mas MCs são artistas que não apenas falam e escrevem suas letras, mas também tem uma mensagem dentro de suas músicas. Assim, para o público geral, eu acho que seja natural comparar qualquer uma que faça 'rap', então eu realmente não me importo com isso. Com quem eu sou comparada como umas boa MC significa mais pra mim"

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
.::Layout By: Erie desde 2006::.